Spiga

Copos e Compassos - Uma Pergunta Pertinente


Um anónimo deixou-nos esta mensagem, num dos posts acerca do jog do copo:

QUE VALENTE TRETA!!!HÁ SEMPRE ALGUEM QUE MOVE O COPO.E ESTÁ COMPROVADO QUE INCONSCIENTEMENTE NÓS TEMOS IMPULSOS MUSCULARES QUE AJUDAM A MOVER O COPO.TENTEM JOGAR, FAÇAM UMAS PERGUNTAS, E DEPOIS PONHAM UMA VENDA A TODOS OS PRESENTES, VÂO VER AS PALAVRAS SEM NEXO.já joguei muitas vezes, e eu era quem mexia e muitos parolos acreditam ainda hoje, outras vezes eu não mexia mas sabia quem mexia.Pessoas pobres de espirito e que querem acreditar nisto porque precisam de acreditar em alguma coisa é que ligam a esta parvalhice.Já agora, se está lá mesmo um espirito, porque não se move sozinho? tirem os dedos e vejam se se move.

Esta abordagem é das que, a nosso ver, obedecem ao raciocínio da generaliuzação: "se comigo correu tudo bem, então não há perigo".

Mas também recebemos mensagens como esta, deixada no mesmo post:

Tenho 18 anos e durante uns tempos fui mesmo viciado no jogo do compasso, nao me iimporta se pensam que o jogo é mentira, pois eu sei q é pura verdade.Jogava mais q uma vez por dia. até que numa noite eu com dois amigos jogamos ja de madrugada e apareceu um espirito que dizia se chamar medusa e que teve durante umas 2 horas sem nos deixar sair do jog...Chegou a uma altura que parecia que ja ouviamos uivar e que vinhas do compasso.Achava um jogo inofensivo mas desde aquele dia prometi q nunca mais iria jogar.

Nem uma nem outra pessoa são necessariamente "mentirosas". Num dos casos tudo correu bem e não passou de brincadeira, com os participantes a tentarem assustar-se mutuamente. O segundo caso é daqueles que aparecem nos centros espíritas às "carradas". Experimentadores jovens e imprudentes acabam por se assustar, seja por que motivo for. Nem sempre se trata de intervenção de inteligências extra corpóres, bem entendido...

Atentemos em mais este exemplo, ainda no mesmo post:

JOGO DO COMPASSO alttos, mas muito assustador,jogue de dia que nao dah muito medo,mas se vc for corajoso(a) jogue a noite.vou contar uma historia do JOGO DO COMPASSO.Um dia minhas amigas estão jogando o jogo do compasso na aula,bem no canto da sala,mas eu só tava olhando.o nome do espirito era felicia,tinha 51 anos,morreu de facadas no coração.ja no recreio elas tavam jogando ainda.ai eles peguntaram se ela tinha problemas quando ela era viva,e parou no sim,e deu P-S-I-C-O-L-O-G-I-C-O,MINHAS AMIGAS ESTAVAO COM MEDO QUE FOSSE PARAR NO PSICOPATA.ai minha amiga falou que tinha 3 garotas da nossa escola que jogaram esse jogo e ficarao presas 3 meses no jogo e o espiro era psicopata,ai elas ameaçaram de chamar a policia para queimar a folha ai o cara deixou elas sairem.mas voltando....ai ja na sala elas tavam jogando de no ,ai a mulher(espitito)nao tava deixando elas sairem,ai tah,uma delas perguntou se ela ia fazer alguma coisa com elas ,ai parou no sim,ai elas morreram de medo,ai a mesma amiga minha perguntou o que ela ia fazer!ai ela respondeu:que ela nao sabia.ai minha amiga começou a chorar pq vai que ela mata ela né?ai ela pediu se ela poderia sair(chorando):rtespondeu sim,ai minha outra amigaperguntou se tbm pdia:sim,minha outra amiga tbm perguntou:sim e ficou uma outra amiga minha.ficou presa no jogo,ai ela perguntou pq o espirito nao deixava ela sair do jogo! ai o espirito respondeu:morri por uma crente,ai nos perguntamos pra minha amiga se ela éra crente, e minha amiga disse que sim,ai depois de um a tempo a mao da minhaamiga começou a tremer,ai o espirito deixou ela sair.depois de 1 dia minha amiga q chorou nao consegui dormir com a luz apagada.minha outra amiga estava na casa dela e viu 3 vultos,minha outra amiga tava na casa dela e a casa dela pegou fogo obs: ´pelo o abajur que começou a piscar sem parar)e nunca jogue jogos de espiritismos e t6bm ouvi dizer que quem joga tem 6 anos de azar e os espiritos ficam te assombrando.


Não é raro haver jovens que nos perguntam:

"Mas afinal se vocês contactam o Além, porque é que dizem que é tão perigoso?"


É uma pergunta legítima, que tentaremos responder:


A maior parte dos espíritas não contacta o Além. A imagem popular do Espiritismo é a de um grupo de pessoas reunidas á volta de uma mesa pé de galo, com uma tábua ouija, a fazerem perguntas aos Espíritos. É errado.


No Espiritismo não se usam mesas de pé de galo, nem outras quaisquer, não se usam tábuas ouija, nem o Espiritismo consiste em falar com os Espíritos.


Existe, no Espiritismo, a possibilidade de contacto entre planos. Esse contacto existe por três motivos:


a) Porque existe. Porque desde sempre houve pessoas com a faculdade mediúnica, ou seja, com a capacidade de percepcionar o mundo espiritual. Os Evangelhos, por exemplo, foram psicografados, ou seja, foram escritos, na nossa visão, por inspiração dos Bons Espíritos.


b) Porque a comunicação com o mundo espiritual, no Espiritismo, serve objectivos de instrução moral, auxílio ao próximo e pesquisa científica. Fora desses objectivos elevados não há comunicação com o Além no Espiritismo.


O mesmo se passa em outras filosofias e religiões, como por exemplo o Racionalismo Cristão, o Catolicismo ou a Umbanda.


c) Porque quem o executa sabe o que está a fazer, é maior de idade, e tem preparação teórica e prática, dentro da maior disciplina e elevação de objectivos.


Numa reunião frívola, em que se procura saber o número da lotaria ou quem vai casar com quem, acorrem Espíritos brincalhões que não se coíbem de assustar ou iludir os incautos. Da mesma forma, numa reunião séria, comparecem Espíritos bons ou necessitados, mas com objectivos sérios.


Façamos um paralelo:


Há cientistas que estudam vulcões, e para tal têm que se aproximar dos vulcões. Há bombeiros que resgatam populações ameaçadas pelos vulcões. E para tal têm que se aproximar igualmente dos vulcões. Ambos sabem que os vulcões são perigosos, mas têm maturidade e conhecimentos para se aproximarem em segurança. Além disso, fazem-no por motivos sérios. Não pelo mero prazer de brincar com o fogo.

Partilhe este artigo:

6 comentários:

Anónimo

5.9.09

Olá

Ja mnadei alguns e-mails
Mais não obtive respostas
Lordmike007@hotmail.com
Gostaria de saber como conseguir tal concentração para que o copo se mecha?

André

5.9.09

Olá Lordmike,

Se houver entre os presentes nestas experimentações, alguém que possua, mesmo sem o saber, mediuniddade de efeitos físicos, pode haver Espíritos que usem os fluidos dessa pessoa ou pessoas para fazerem mover um copo, ou um chapéu, ou uma mesa, seja o que for.

É o que acontece por exemplo nos casos de poltergeist.

Mas não esqueça, por favor, que nós, espíritas DESACONSELHAMOS completamente estas experiências. Veja, sff, os nossos artigos sobre jogo do copo.

Não estraguem a vossa bela juventude com brincadeiras que podem ter consequências pergosas, meu amigo.

A vida oferece tanta coisa boa: desporto, estudo, música, natureza, namoro, convívio com os amigos, etc., etc...

Abraço,

AA

Anónimo

6.9.09

Eu sei

JA tenho 18 anos heheheh
melhor falta 50 min para eu completar agora tenho 17 no dia 6 de setembro faço aniversario heheh

Faço tudo isso que voce diz lazer e esse tipo de coisa

mais sempre fui interessado nesses tipos de coisas

Mais so é possivel com pessoas que são mediuns?

MAis não disem por ai que todos somos mediuns basta desenvolvelo

Anónimo

6.10.09

Eu comecei a fazer ontem essas coisas, comecei com o jogo da moeda a depois com o compasso, até agora, a pior coisa que aconteceu foi o espírito dizer que está bravo comigo e ele não deixar eu sair por 15 minutos. Fora isso tudo bem, se vc tiver medo dos fantasmas eles podem começar a te atormentar...

Anónimo

14.3.13

isso é pura imaginação a pouco tempo fiz o jogo do copo eu uma amiga minha estavamos sozinhas na minha casa ai eu tive a ideia de fazer alguma coisa do tipo ai ela disse pra fazer o do copo, eu pesquisei todas as instrusões na net ai fomos fazer era 00:01 bom quando comesamos a fazer confesso que eu e minha amiga ficamos com um pouco de medo a final estavamos sozinha em casa e já era 00:01, depois fomos ficando mais tranquila afinal era só um jogo de nada, fizemos o jogo sertinho e depois ñ aconteceu nada no dia seguinte levantamos e fomos pra um parque ficamos la quase o dia todo quando chegamos em casa a tv tava ligada toda chiando ai minha amiga comesou a entrar em panico desligamos a tv e fomos pro meu quarto ja tava anoitecendo e ai ja ñ tinha nada pra gente ai fomos tirar fotos na camera apareceu uma boneca toda resecada parecendo milho seco achamos aquilo engrasado e nem ligamos mais pra iso hoje vejo que ese jogo do copo é pura mentira jogo ele quantas vezes eu tiver vontade e ñ to nem ai mais!!!

Diogo

12.5.13

Olá Anónimo,

O seu comentário é interessantíssimo.

Sobretudo se o que conta é verdade.

PORTANTO:

O jogo do copo é «mentira», mas você «joga quantas vezes quiser», porque a sua amiga «entrou em pânico» e na foto que bateram apareceu uma boneca toda «ressequida»!

Ah, a juventude...

D.R.

Enviar um comentário